Adversiting Games O Marketing no Mundo Virtual

Foto tirada no Jogo The Sims 2

O Mundo virtual sempre despertou um grande interesse de muitas pessoas, principalmente dos jovens. Partindo do princípio de que esta é uma atividade prazerosa para quem a pratica, nada melhor para uma marca do que este momento para chegar ao seu consumidor. Advertising games é o que podemos chamar de marketing na hora certa, no momento mais receptivo do público-alvo. Toda a estratégia é elaborada para a aproximação com o público-alvo seja sutil e agradável para quem está do outro lado da tela, operando um joystick ou um teclado. Normalmente, os jogos já são desenvolvidos com o marketing, o que impede que atrapalhe o usuário. O patrocínio pode ser visto enquanto o consumidor espera o jogo carregar ou nas mudanças de fase. O jogo para download é feito com apenas um click e funciona como um aperitivo na maioria das vezes, já que normalmente é na versão Demo que ele é disponibilizado para o público. O advertising games é extremamente eficiente pelo fato de que a pessoa está relaxada e fazendo algo com prazer. Ela está no momento exato para ser impactado, aberto para receber comunicação.

O crescimento da publicidade em games vem aumentando absurdamente. É o que dizem institutos de pesquisas especializadas em e-mkt. Segunto eles os investimentos dos anunciantes em games devem chegar a U$ 502 milhoes este ano nos EUA. Desse total, U$ 295 milhoes vao para publicidade em games e U$ 207 milhoes vao para a criaçao de advergames, jogos que tem o proposito de promover uma marca. Até 2012, esse equilibrio vai mudar – os investimentos em publicidade nos jogos vao crescer mais rápido e devem chegar a U$ 625 milhoes, enquanto os advergames vao movimentar U$ 344 milhoes. Um relatório indica que as companhias que estão de olho no mercado acreditam que os usuários de games são mais receptivos à publicidade para game do que internautas e telespectadores, que costumam bloquear pop-up e usam o módulo silêncio na TV. Porém no Brasil essa fórmula ainda é deficiente, pois o mercado de games começou a dar um salto recentemente, esperamos que este tipo de advertising seja forte e atuante em todo mundo nos próximos anos até 2020.

 

Por André Marques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s